Notícias

início / Notícias

A transformação da agricultura tradicional

A transformação da agricultura tradicional

A agricultura foi um dos pilares econômicos para que as sociedades se desenvolvessem ao longo dos tempos.

Se antes era uma agricultura tradicional, voltada para o sobrevivência do pequeno agricultor e sua família, hoje com a implantação das mais variadas tecnologias, foi possível seu crescimento e expansão.

A agricultura moderna veio após a primeira fase da Revolução Industrial. E teve em sua base para modernização o uso de energia a vapor e também da eletricidade.

Ela se caracteriza no aumento da produção e em um melhor controle entre as safras. O desenvolvimento científico também contribui para o desenvolvimento da mesma.  


Crescimento econômico e problemas

O crescimento econômico da agricultura tradicional se deu na acumulação de bens de capital, provocada pela Revolução Industrial. Esse capital permitiria maiores investimentos em maquinários modernos, compra de sementes com maior possibilidade de crescimento, insumos e adubos para melhor cuidado da terra, e em cursos profissionalizantes da área, entre outras coisas.

Toda essa revolução permitiu um crescimento econômico no país, que levou a investir mais ainda no setor, fazendo com que o mesmo se expandisse para além do cultivo de arroz e feijão, por exemplo, para também plantar soja e algodão, e criar áreas para criação de gado, transformando no que conhecemos hoje como agronegócio.

Um dos grandes problemas da modernização da agricultura tradicional foi o uso de adubos, fertilizantes e agrotóxicos.

Esses últimos, principalmente, não prejudicam apenas os alimentos produzidos, mas também a terra, que com o tempo pode vir deixar de ser fértil.

Outro problema ocorrido foi a evasão das famílias para os grandes centros urbanos. Com a tecnologia cada vez mais avançada, principalmente com a invenção de máquinas específicas para cada tipo de plantação, o uso do trabalho braçal foi sendo deixado de lado, fazendo com que as pessoas partissem para a cidade em busca de novas oportunidades de empregos para seu próprio sustento.  


Nos dias atuais

Nos dias atuais, ainda há pequenos proprietários e produtores rurais optam pela agricultura orgânica, onde máquinas e agrotóxicos não são utilizados, por exemplo.

Desta maneira, o cultivo da terra é totalmente manual, fazendo com que o solo se desenvolva mais saudável e dê produtos mais saborosos.

Também tem sido realizadas pesquisas para que a agricultura seja desenvolvida da melhor forma possível, para que esta continue a gerar lucros, mas também que traga retornos positivos no que se diz respeito ao meio ambiente e à produção de alimentos mais saudáveis, aliados à evolução da tecnologia.